Tudo o que você precisa saber sobre o Coronavírus

Tudo o que você precisa saber sobre o Coronavírus

Muitos gestores e empreendedores têm dúvidas sobre como preparar sua organização para um possível surto da doença causada pelo novo coronavírus no seu empreendimento.

Principalmente com o grande desencontro de informações recebidas nas mídias sociais e grupos de mensagens, que mais atrapalham do que informam, causando pânico, temor e até discriminação contra orientais.

É importante deixarmos claro que o intuito desse protocolo é de ACALMAR o grupo de funcionários das empresas clientes da Healthwork.

Além disso, devemos salientar que estamos e estaremos prontos para ajudá-los a combater essa enfermidade em nossos clientes como sempre estivemos antes, principalmente com a propagação de CONHECIMENTO, pois ainda é a melhor arma para evitar o medo desenfreado.

Histórico do Coronavírus

A história detalhada do Coronavírus

A primeira descrição do corona vírus humano foi em meados da década de 60, e o nome corona veio graças ao seu formato, já que a estrutura do vírus apresenta em sua parte externa pequenas espículas de proteína, dando uma aparência de coroa, por isso o termo corona, que foi usado em língua espanhola, conforme segue em imagem abaixo.

De maneira geral, a maioria dos indivíduos desenvolve a doença ao longo da vida, sendo as crianças mais propensas a se infectarem com os tipos mais comuns do vírus, que são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.  

A pandemia atual teve início em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China, e o tipo de vírus causador é o n-CoV 2019.   

Os tipos de Coronavírus conhecidos até o momento são:

Quais são os tipos de Coronavírus?
  • COMUNS: alpha coronavírus 229E e NL63;
  • COMUNS: beta coronavírus OC43, HKU1;
  • SARS-CoV;
  • MERS-CoV;
  • Covid-19: novo tipo de vírus coronavírus, chamado de Covid-19, que surgiu na China em 31 de dezembro de 2019.

Transmissão do Coronavírus

A transmissão do Coronavírus

Com o que sabemos sobre o vírus e sobre a doença até o momento, a transmissão ocorre de pessoa para pessoa, através das gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, toque ou aperto de mãos e o contato com objetos ou superfícies contaminadas com as gotículas.

Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Sintomas

Fique atento aos sinais do Coronavírus

Os sintomas, em geral, são como um resfriado comum, ou seja, são sintomas respiratórios, tais como:

  • Febre;       
  • Tosse;       
  • Dificuldade de respirar.

Eventualmente, podem causar o quadro de pneumonia, evoluindo para insuficiência respiratória, que serão tratados como os casos graves da doença em ambiente hospitalar.

CASOS LEVES: os casos mais leves, devem ser acompanhados pelo atendimento básico de saúde, e em isolamento (AFASTADOS DO AMBIENTE DA EMPRESA), para evitar o contágio para outros indivíduos.

CASOS GRAVES: casos mais graves devem ser tratados em hospital de referência, e devem permanecer isolados.

Tratamento do Coronavírus

Fui infectado. E agora?

Não existe tratamento medicamentoso específico até o presente momento.

Como qualquer outro resfriado, é recomendado repouso, ingestão de líquidos, principalmente água, assim como o uso de alguns analgésicos e antitérmicos.  

Para os casos graves, como já explicamos, é necessário a internação em hospital de grande porte e de referência, além de deixar o paciente em completo isolamento.

Prevenção

Prevenir é melhor do que remediar.

Alguns cuidados básicos para outras doenças e síndromes gripais também podem ser usados para a prevenção contra o coronavírus, tais como:

(PRINCIPAL) – Lavar as mãos frequentemente, especialmente após contato com pessoas sintomáticas ou objetos e utensílios que receberam o contato de pessoas (Ex: maçanetas; celulares; computadores; etc.);       

• Uso de lenço descartável para higiene nasal;        

• Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar;      

• Evitar tocar ou coçar os olhos, nariz e boca;       

• Não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, copos, pratos ou garrafas);

• Ventilação dos ambientes;

• Evitar o contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

Evitar o contato próximo com animais selvagens ou doentes em fazendas ou criação.

Como administrar as viagens da minha empresa?

NÃO VIAJE. Nossa recomendação é o cancelamento de todas as viagens de trabalho e de lazer, pois os países poderão bloquear voos e os funcionários poderão permanecer sem condições de retorno ao Brasil por muitos dias.

FUNCIONÁRIOS SINTOMÁTICOS E O ATENDIMENTO NA HEALTHWORK: COMO DEVEM SE COMPORTAR? –

MENSAGEM AOS FUNCIONÁRIOS DA SUA EMPRESA 

1- O FUNCIONÁRIO DEVE SER ORIENTADO A AVISAR SOBRE OS SINTOMAS DE GRIPE NO IMEDIATO MOMENTO EM QUE ADENTRAR NAS UNIDADES HEALTHWORK;

2- O FUNCIONÁRIO SERÁ ATENDIDO EM HORÁRIO DE BAIXO FLUXO, OU SEJA, DEVERÁ SER PREVIAMENTE AGENDADO PARA O PERÍODO VESPERTINO, PARA QUE HAJA O MÍNIMO CONTATO COM OUTROS INDIVÍDUOS;

3- SE POSSÍVEL, NO TRAJETO ATÉ AS UNIDADES HEALTHWORK DEVERÁ OCORRER SOB USO DE MÁSCARA FACIAL COM PROTEÇÃO DO NARIZ E BOCA, PORTANDO LENÇOS E COM A SEVERA HIGIENE DAS MÃOS E PUNHOS;

4- INTENSIFICAR O COMPORTAMENTO DA ETIQUETA SOCIAL, EVITANDO ESPIRRAR e TOSSIR SEM A PROTEÇÃO DE UM LENÇO DESCARTÁVEL;

5- ORIENTAR QUE NÃO CUSPAM EM AMBIENTES PÚBLICOS;

6- ORIENTAR A LAVAR AS MÃOS COM FREQUÊNCIA;

7- CASOS SUSPEITOS DEVEM USAR MÁSCARA CIRÚRGICA. 

O QUE FAZER COM A PRESENÇA DE FUNCIONÁRIOS EM GRANDES EVENTOS?

CANCELE OS GRANDES EVENTOS como congressos e reuniões com grande grupos de pessoas. Se possível, opte por reuniões via web.

COMO DEVEMOS HIGIENIZAR NOSSA EMPRESA?

RECOMENDAMOS A INTENSIFICAÇÃO DA HIGIENIZAÇÃO DAS SUPERFÍCIES DE CONTATO DAS MESAS, MAÇANETAS, MOUSES, TECLADOS, TORNEIRAS, etc. Se possível, usar álcool a 70% ou hipoclorito de sódio nas superfícies.

A distribuição de álcool em gel para todos os ambientes da empresa é sempre bem vinda.

Estamos sempre prontos para te ajudar!

Mas por que a Healthwork?

Fundada em 1995 pelo Dr. Ailton, a Healthwork tem como objetivo a resolução de problemas e como uma das missões a prevenção das doenças e acidentes do trabalho. E nossos colaboradores são estimulados a não só apresentar e evidenciar uma dificuldade, mas a resolvê-las juntos desde o primeiro dia de Healthwork.

Por isso, vamos ajudá-lo a resolver as complicações de saúde e segurança do trabalho da sua empresa, melhorar os processos já existentes e entregar um serviço 100% correto e completo. É para isso que nossa equipe é treinada, podendo assim focar na experiência perfeita, com um atendimento no qual seus funcionários serão bem examinados e os resultados dos exames checados e laudados por médicos ultra especialistas.

Caso queira fazer uma visita para nos conhecer um pouco melhor, temos duas unidades próprias, que além de possuírem todos os exames clínicos e complementares, estão muito bem localizadas. Uma em São Paulo, próxima a Avenida Paulista, na Rua Correia Dias, nº 466 e a outra no centro de São Caetano do Sul – SP, na Rua Amazonas, nº 363, conjunto 67.

Venha para a experiência perfeita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *